Festival Aqui Acolá

ir para conteudo
Festival_aqui_Acola

Da Madeira até ao Havai

5.ª feira | 30 de Maio | 18.30h | Palco Largo do Pelourinho | Outdoor

Vítor_Sardinha_Da_Madeira_ao_Havai


O Rajão.

Caso ímpar na música portuguesa, o Rajão reflete também uma vivência cultural a nível da arquitetura do instrumento, da afinação ou da geografia da sua prática musical.

Instrumento construído, praticado e ensinado apenas na Ilha da Madeira destoa do todo nacional, dos seus cordofones de referência, sendo o cordofone de cinco cordas simples, mais antigo do que os outros populares instrumentos de corda madeirenses, o Braguinha e a Viola de Arame.

Foi através da emigração para as distantes ilhas do Havai, que a partir de 1879 se iria disseminar essa outra vertente do instrumento de afinação reentrante. Nessas longas viagens de barco, que demoravam quase cinco meses, em veleiro inglês ou holandês, os emigrantes da Madeira contratados para trabalhar nas plantações de cana-de-açúcar, levaram consigo enquanto companheiros de viagem, os três cordofones tradicionais do arquipélago: Braguinha, Rajão e Viola de Arame. Quatro madeirenses foram os responsáveis pela visibilidade dos cordofones naquelas terras, em particular perante o último rei do Havai.

O rajão do Havai (em corpo de braguinha) tornou-se planetariamente conhecido como UKULELE, até hoje.

O Concerto

O concerto engloba música europeia, ibérica, madeirense, cancioneiro americano, standards de jazz, music hall e música latino americana, numa viagem pela música desde o séc XVII ao séc. XX.

Estarão em palco cinco instrumentistas e vocalista: Rajão, Baixo, Bateria, Viola d'arco, Flauta transversal e voz: Vitor Sardinha, Susana Bárbara, Sandra Sá, Miguel Marques, António Barbosa e Lino Rodrigues.

No ano em que se comemora 140 da partida da segunda viagem para o Havai (a que tem relevância musical) 23 de abril de 1879, este projeto celebra no Rajão toda a herança musical, enquanto instrumento solista.

A_A