Festival Aqui Acolá

ir para conteudo

«A Fluidez do Ritmo»

9 a 12 de Maio | 10h - 21h | Capela de Santo António

A exposição multimédia «A fluidez do ritmo» comtempla três trabalhos em vídeos e remete para danças impossíveis e barulhos brilhantes.

O ciclo audiovisual inicia-se com a curta bíblica, «Genesis», de Leonardo Neves. Desde a periferia, uma rapariga com uma loucura contida faz estranhos gestos. Entretanto, e depois de um encontro sensual na floresta, tudo é subversivo e o fogo caótico torna-se senhor e amo do visível.

Na segunda obra, «Movements», de Kamila Královà, a imaginação somática e as pulsões dão a mão. O inconsciente centra-se na expansão do corpo, criando impulsos que extinguem a dança convencional ou, melhor dito, a realidade. A mímica do rosto da artista e o quotidiano cénico têm um peso extraordinário, que reforça rotundamente a performance.

A última peça, «Vô Lượng», de Lenka Tâm Nguyễn e Natálie Sedlačkovà -cujo nome é um conceito budista que significa: ilimitado, infinito e imensurável- está inspirada na oração budista Chú Đại Bi, pois fala da compaixão e misericórdia. A música é de Masew e Khoi Vu, na qual combinam a tradição folclórica vietnamita com os ritmos eletrónicos mais atuais. Na realidade, este trabalho é uma simbiose etnográfica entre as ações de Lenka Tâm nos proscénios espirituais. Em sincronia visual com o som, circulam pela floresta e pelo meio urbano, num rio de harmonia, ecologia e natureza.

A Exposição multimédia tem curadoria de Pau Pascual, diretor da Licenciatura em Artes Visuais e professor doutor no Departamento de Arte e Design-FAH, na Universidade da Madeira (UMa).

Videoarte